Os trabalhadores da limpeza urbana de Teresina encerraram a greve nesta sexta-feira (13), após a Prefeitura efetuar o pagamento dos salários e do vale-alimentação. A decisão foi tomada em assembleia realizada ontem, e os serviços de coleta e varrição já começaram a ser retomados, conforme informou o sindicato da categoria.

A paralisação foi motivada por atrasos no pagamento de salários e benefícios, como vale-transporte e ticket-alimentação. O Consórcio EcoTeresina, responsável pela limpeza da capital, acusa o município de dever mais de R$ 50 milhões e nega a existência de “funcionários fantasmas”, alegando que essa questão já foi esclarecida junto à ETURB.
A Prefeitura, por sua vez, afirma não ter pendências com o consórcio em 2025 e informou que iniciou um processo emergencial para contratar uma nova empresa. Segundo a gestão, o consórcio atual acionou a Justiça, o que tem atrasado o andamento da substituição.
Ainda de acordo com a administração municipal, a medição do mês de maio está em fase de fiscalização e o pagamento deve ser feito até 30 de junho. Em nota, a Prefeitura lamentou o que chamou de “estratégia de pressão” por parte das empresas responsáveis pelo serviço.
Dê sua opinião: