Nesta quarta-feira (21), a Guarda Municipal de Teresina iniciou uma paralisação das suas atividades, organizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (SINDSERM THE). O movimento recebeu o nome de “Guarda Legal”.

Os guardas municipais reivindicam o pagamento de adicionais de risco de vida e hierarquia, que estão atrasados há cinco meses, conforme previsto no Estatuto da Guarda Municipal (Lei nº 6.053/2023). Além disso, destacam questões relacionadas à documentação de viaturas, uso de equipamentos e capacitação.
Entre os pontos levantados estão a utilização de veículos descaracterizados e com documentação irregular, falta de cursos especializados para condução de veículos de emergência e para o porte de armas institucionais, uso de munições vencidas e a necessidade de atualização dos equipamentos de trabalho.
O vice-prefeito Jeová Alencar foi informado sobre a paralisação e as reivindicações da categoria em reunião realizada na segunda-feira (19). Ele afirmou que levará as demandas ao prefeito Sílvio Mendes.
O sindicato aguarda um posicionamento da prefeitura para definir os próximos passos do movimento.
Dê sua opinião: