Quarta, 16 de julho de 2025, 14:14
NOVO SISTEMA

Secretário Chico Lucas apresenta sistema SPIA para reforçar segurança no Piauí

Sistema com mais de 1.200 câmeras será lançado em agosto no Piauí.

O secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, detalhou nesta terça-feira (15) o novo programa de vídeo monitoramento que será lançado pelo governo estadual no dia 16 de agosto. Batizado de ESPIA (Sistema de Policiamento por Inteligência Artificial), o projeto prevê a instalação de 629 postos com câmeras em Teresina e Parnaíba, totalizando mais de 1.200 equipamentos. O objetivo é integrar os sistemas já existentes, como os das áreas de saúde e educação, além de câmeras particulares, para reforçar a segurança pública.

Segundo Chico Lucas, o sistema funcionará com um supercomputador instalado na ETIP (Estação de Tratamento e Integração de Dados), que processará as imagens para realizar leitura de placas, reconhecimento facial e análise de comportamentos suspeitos. “Isso vai ajudar a identificar rapidamente veículos roubados e pessoas com mandado de prisão, permitindo acompanhamento em tempo real e atuação rápida da polícia”, explicou o secretário.

  

Secretário de Segurança Pública do estado do Piauí, Chico Lucas. Foto: reprodução

   

O secretário também destacou as diferentes tecnologias das câmeras que serão usadas. Haverá câmeras panorâmicas que captam imagens em 180 graus, modelos noturnos com visão infravermelha para áreas com pouca luz, e câmeras speed dome com alcance de até 2,9 quilômetros, capazes de seguir um suspeito automaticamente. Além disso, 16 totens com câmeras e botão de emergência serão instalados em locais com grande fluxo de pedestres, possibilitando acionamento direto do 190.

Chico Lucas ressaltou que o programa ESPIA representa um investimento em tecnologia e inovação. Ele afirmou que a iniciativa vai transformar a segurança no Piauí, ampliando o uso da inteligência artificial para prevenir crimes e aumentar a proteção da população.

Leia Também

Dê sua opinião: