O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Piauí prendeu, na tarde desta quinta-feira (17), três suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, durante a 4ª fase da Operação Sheik.
Entre os presos está José Rodrigues Laurentino, ex-candidato a vereador em Prata do Piauí, apontado como o principal articulador do esquema. Ele foi preso em flagrante em Teresina, quando chegava a um estabelecimento comercial. Estava em liberdade havia duas semanas e usava tornozeleira eletrônica.
Prisões em três cidades
Outros dois investigados também foram presos:
- Fabrício Juscelino Alves Gonçalves, auxiliar de Laurentino, também capturado em Teresina;
- Francimeire Maria de Moura Eloi, localizada em Picos.
A operação contou com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e diversas unidades de inteligência do estado.
Drogas vinham de São Paulo
Segundo o Gaeco, o grupo criminoso recebia entorpecentes de São Paulo, que eram manipulados com cafeína e metanfetamina para aumentar o volume. Parte do material passava por um laboratório em Oeiras antes de ser enviado para pontos de venda em municípios do interior e em Teresina.
Além do tráfico, o grupo também atuava no ramo de compra e venda de veículos, usado para lavar o dinheiro do crime. O líder era conhecido pelos comparsas como "Sheik", nome que deu origem à operação.
Facção regional e armas
A investigação também identificou vínculos com facções regionais e apura a suspeita de comércio ilegal de armas de fogo, além de lavagem de capitais e organização criminosa.
Material será periciado
Os presos foram levados para os procedimentos legais e seguem à disposição da Justiça. Os materiais apreendidos serão encaminhados para perícia.
Dê sua opinião: