A Polícia Militar do Piauí apreendeu, nesta quarta-feira (3), nove pássaros silvestres mantidos irregularmente em gaiolas no bairro Sabiazal, em Parnaíba. A operação foi realizada pela 2ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (2ª CIPA), após a identificação das gaiolas em uma residência.
No local, um homem se apresentou como responsável pelas aves, mas não apresentou documentação legal para a posse dos animais. Ele alegou que os pássaros teriam sido deixados por um conhecido.
Foram encontrados um currupião, três galos-de-campina, um abre-fecha, dois sanhaços e dois bigodes. As aves foram recolhidas e entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que ficará responsável pelos procedimentos de reabilitação.
O homem foi autuado por meio de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). A Polícia Militar reforça a importância de denunciar práticas ilegais contra a fauna silvestre.
Dê sua opinião: