O juiz Raul José Duarte Goulart Júnior, da Vara Especial dos Crimes Organizados de Timon, aceitou denúncia contra três advogados acusados de integrar uma organização criminosa ligada à facção Bonde dos 40. A decisão, tomada em 3 de abril deste ano, inclui também outros cinco investigados, apontados como membros da facção que atua no Maranhão e no Piauí.
A denúncia foi apresentada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Maranhão após a Operação Mercúrio, realizada em dezembro de 2024. Segundo as investigações, o advogado Jonas José Rocha Rodrigues teria entregue drogas a detentos na Unidade Prisional de Ressocialização de Timon (UPTIM), usando as dependências da sala da OAB no local.

Imagens anexadas à denúncia mostram cartas que tratam do envio de drogas, da cobrança de dívidas e da coordenação do tráfico dentro da unidade prisional. Os bilhetes foram enviados por detentos a Jonas José e à advogada Maysa Chrislayne de Assis Sousa Silva, apontada como responsável pelas cobranças em nome da facção.
A advogada Liliana Silva Rodrigues de Souza foi presa em flagrante ao tentar entrar na penitenciária com drogas escondidas nos sapatos, no dia 9 de julho de 2024. Ela iria visitar dois presos e, no momento da abordagem, levava porções de maconha e cocaína. Todos os denunciados agora respondem à ação penal por organização criminosa.
Dê sua opinião: