Quinta, 17 de julho de 2025, 07:43
PIAUÍ

Justiça anula sentença de assassino de Janaína Bezerra; caso será julgado novamente

Estudante de Jornalismo foi estuprada e assassinada dentro de campus em janeiro de 2023.

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) anulou a sentença de 18 anos cumprida por Thiago Mayson, que estuprou e assassinou a estudante de Jornalismo Janaína Bezerra em 2023. A decisão foi tomada durante julgamento de recurso apresentado pela defesa da vítima e pelo Ministério Público. O caso deverá ser julgado novamente.

  

Thiago Mayson foi condenado por estuprar e matar Janaína Bezerra. Reprodução

   

A situação decorre em razão de um argumento apresentado pela defesa da vítima. Segundo a advogada Florence Rosa, Thiago foi condenado por homicídio culposo, ao invés de feminicídio. Além disso, ele foi julgado por estupro de vulnerável, vilipêndio de cadáver e fraude processual.

Ele foi condenado por esses crimes, mas em relação ao homicídio houve um equívoco nas perguntas. Por essa razão, ao invés de ter sido condenado por feminicídio, ele foi condenado por homicídio culposo”, disse.

De acordo com a advogada, houve um problema na formulação dos quesitos apresentados aos jurados, o que levou à errônea condenação. Porém, a recente condenação a 18 anos foi anulada após a defesa entrar com um pedido.

O senhor Thiago Mayson será submetido a novo julgamento. Como a sentença foi anulada e o processo está no Tribunal de Justiça, agora ele retorna para a primeira instância, onde o juiz competente irá incluí-lo na pauta e definir a data da nova sessão”, concluiu.

Crime ocorrido dentro de campus chocou o país

O crime ocorreu na madrugada de 28 de janeiro de 2023, durante uma festa dentro do campus de Teresina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), quando a estudante de Jornalismo Janaína Bezerra, de 22 anos, foi estuprada e assassinada em uma sala de estudo do curso de Matemática, do qual Thiago Mayson, à época com 28 anos e mestrando do curso, tinha acesso.

Em setembro do mesmo ano, Thiago passou por julgamento e foi condenado a 18 anos pelo crime. O crime chocou não só o Piauí, como todo o país, tendo repercussão nacional. O caso reabriu o debate sobre a segurança, principalmente de estudantes femininas, dentro do principal campus da UFPI, localizado na zona Leste de Teresina.

Leia Também

Dê sua opinião: