Quinta, 17 de julho de 2025, 02:34
SEGURANÇA PÚBLICA

Mulheres ligadas a facções passam a ser alvo prioritário no Piauí, afirma Chico Lucas

Segundo a SSP, grupo feminino tem usado redes sociais para atrair jovens para o crime.

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, afirmou nesta quinta-feira (26) que o programa Pacto pela Ordem será mais rígido com mulheres envolvidas na cooptação de jovens para facções criminosas. De acordo com ele, essas mulheres usam redes sociais para criar uma imagem de vida luxuosa, distorcendo a realidade do crime.

A Secretaria identificou que influenciadoras digitais vêm sendo utilizadas para atrair menores de idade. Por isso, o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) reforçou operações e prendeu pessoas com grande presença online, como Ana Azevedo. Os perfis ligados às facções também foram removidos das plataformas.

  

Chico Lucas diz que mulheres ligadas a facções serão alvos do Pacto pela Ordem. Ascom/SSP

   

Chico Lucas informou que a Diretoria de Inteligência da SSP monitora redes sociais e grupos de mensagens para identificar esses perfis. As ações são conduzidas pelos delegados Anchieta Nery e Matheus Zanatta. A meta é combater a influência negativa e fortalecer alternativas como educação e cultura.

Nesta quinta-feira, o DRACO realizou uma operação em Teresina e Oeiras contra o núcleo feminino do PCC. Foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão. Ao todo, nove mulheres foram presas, segundo o delegado Charles Pessoa.

Leia Também

Dê sua opinião: