Quinta, 17 de julho de 2025, 03:56
PRISÃO

Vereador Jacinto Moraes é preso sob suspeita de estupro de vulnerável

Além da investigação criminal, o vereador responde a inquérito civil por suposta ocupação simultânea de diversas funções públicas.

Na manhã desta segunda-feira (19), o vereador Jacinto Costa Moraes, filiado ao MDB, foi preso em Bom Princípio do Piauí. A ação policial ocorre em meio a uma investigação que envolve duas irmãs menores de idade.  

Jacinto Costa Moraes (MDB) Reprodução
 
 
 

De acordo com o delegado Herbster Santos, responsável pela operação na cidade de Parnaíba, esta não é a primeira vez que Jacinto Costa é alvo de investigação. Um inquérito anterior chegou a ser arquivado, mas novas informações reabriram o caso, culminando no pedido e na concessão da prisão preventiva pelo Judiciário.

O delegado explicou que o processo envolve alegações que incluem aspectos de pressão financeira e influência política na comunidade local, elementos que dificultaram o avanço das apurações desde seu início, em 2021.

Outro procedimento em curso: apuração de acúmulo de cargos

Em paralelo a este caso, o Ministério Público do Piauí iniciou, em abril deste ano, um inquérito civil para apurar denúncias de acúmulo indevido de cargos públicos pelo vereador. Segundo a denúncia, Jacinto Costa ocuparia simultaneamente seis funções públicas, entre elas cargos de professor municipal e estadual, enfermeiro, além de posições em comissão na Secretaria de Justiça do Estado e na Saúde municipal.

A Promotoria solicitou documentos e esclarecimentos à Prefeitura de Bom Princípio e ao vereador, mas não recebeu comprovações suficientes. O procedimento foi então ampliado para uma investigação formal, com requisições enviadas aos órgãos competentes para verificar a regularidade das nomeações e vínculos.

 

Leia Também

Dê sua opinião: