A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta quarta-feira (14), dois projetos de lei de autoria do Governo do Estado visando a contratação de novos empréstimos que juntos totalizam aproximadamente R$ 11 bilhões de reais. As propostas obtiveram maioria favorável, exceto por dois votos da oposição.
O deputado estadual Gustavo Neiva (Progressistas) foi um dos parlamentares que votou contra os projetos, alegando que o atual cenário de altos juros não é propício para a realização de novos financiamentos.
“Hoje, o país vive uma taxa de juros igual à de 2006. A Selic está a quase 15% ao ano e nós sabemos que o crédito está muito caro”, declarou o político.
Para o deputado Bessah Filho (Progressistas), os valores dos novos empréstimos deveriam ser destinados ao enfrentamento da seca que afeta o interior do estado.
“Fizemos uma oposição propositiva apresentando a sugestão de que os recursos desse empréstimo fossem para atender a população do semiárido. Infelizmente não tivemos resposta desta Casa na CCJ”, disse o parlamentar.
O deputado Fábio Novo (PT), por outro lado, ressaltou a oportunidade de investimento que o Piauí tem com o alongamento das dívidas.
“A União tem dado muito mais dinheiro para os estados ricos. Temos a oportunidade de alongar dívidas e investir, e vamos dizer não? Claro que nós vamos dizer sim”, comentou o petista.
Dê sua opinião: