Os prefeitos dos municípios de Inhuma e Ipiranga do Piauí, Elbert Holanda Moura e Francisco Elvis Ramos, respectivamente, receberam recomendações do Ministério Público do Piauí (MPPI) para que suspendessem a contratação de bandas para shows nas cidades em razão da forte estiagem que atinge a região.
A decisão, com base no decreto estadual nº 23.699/2025 pelo reconhecimento de situação de emergência em 129 municípios do Piauí, argumenta que a realização dos eventos teria altos custos para os cofres públicos, o que poderia dificultar consideravelmente o cumprimento de medidas e a prestação de serviços públicos durante o período da seca.
A determinação ainda alerta que o descumprimento da recomendação pode acarretar no crime de improbidade administrativa, uma vez que compromete o equilíbrio financeiro dos municípios, prejudicando a oferta de serviços públicos básicos. Além disso, consta no documento a sugestão de devolução de valores pagos às bandas.
Um dos beneficiários do contrato é a dupla Iguinho e Lulinha, com apresentação marcada para o próximo dia 11 de junho, em Inhuma. O show será realizado em comemoração aos 71 anos de emancipação política do município. O Central Piauí entrou em contato com a dupla para confirmar se o show seria cancelado, mas não obteve retorno.
Nossa equipe não conseguiu entrar em contato com Elbert Holanda, prefeito de Inhuma. O município tem prazo de até cinco dias úteis para informar se acata ou não as recomendações.
Já Francisco Elvis, gestor de Ipiranga do Piauí, afirmou que a Prefeitura tem um evento marcado para julho deste ano, a 42ª Semana da Juventude, mas que foi mantido por não receber financiamento exclusivo dos cofres do município, mas por ser patrocinado por verba cultural federal.
Dê sua opinião: