Quarta, 16 de julho de 2025, 22:09
INTERIOR

Alunos de Elesbão Veloso vão representar o Piauí em evento nacional de foguetes

As duas escolas fazem parte da 7ª Gerência Regional de Educação (GRE).

O professor de Física Miguel Henrique Barbosa e Silva, da rede estadual de ensino do Piauí, tem coordenado, junto às escolas Ceti Moisés Lima Verde e Ceti Benedito Portela Leal, na cidade de Elesbão Veloso, importantes iniciativas educacionais que vêm rendendo destaque nacional aos alunos da região.

  
Alunos destaques em escola do interior. Foto: Reprodução.
 
 
 

As duas escolas participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBF), promovidas em nível nacional e que exigem conhecimentos avançados em Astronomia e Astronáutica, áreas que, inclusive, não integram a grade regular do ensino médio.

Na OBA, a aluna Lara Emanuele, do 2º ano do curso de Desenvolvimento de Sistemas do Ceti Moisés Lima Verde, alcançou nota suficiente para disputar a seletiva nacional que escolherá os estudantes que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia (OIA). O feito é inédito para a cidade.

  
Aluna destaque. Foto: Reprodução.
 
 
 

Já na OBF, os alunos Lucas Henrique, Lucas Emanuel e Lúcio Marciel, do 2º ano Regular do Ceti Benedito Portela Leal, desenvolveram um foguete com vinagre e bicarbonato de sódio como combustível e obtiveram excelente alcance. O desempenho garantiu, junto com outra equipe do Ceti Moisés Lima Verde, o convite para participar da Jornada de Foguetes, evento que acontecerá na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

A Jornada contará com palestras e atividades práticas conduzidas por especialistas renomados nacional e internacionalmente, como engenheiros aeroespaciais, pilotos, representantes de empresas de tecnologia militar e até astronautas.

As duas escolas fazem parte da 7ª Gerência Regional de Educação (GRE), sediada em Valença, e os resultados reforçam o potencial científico dos estudantes da região do Vale do Sambito.

Leia Também

Dê sua opinião: