As inscrições para o Enem 2025 começam nesta segunda-feira (26) e vão até 6 de junho. Estudantes de todo o país podem se inscrever para o exame, que é uma das principais formas de acesso ao ensino superior. Alunos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas serão automaticamente pré-inscritos, devendo apenas confirmar a participação e escolher o idioma da prova de língua estrangeira, entre inglês ou espanhol.

Como se inscrever e taxa de inscrição
Para se inscrever, o estudante deve acessar a Página do Participante com uma conta Gov.br, preencher os dados pessoais e pagar a taxa de R$ 85. Quem teve isenção da taxa também precisa confirmar a inscrição até o prazo final. Nesta edição, o Enem retomará a certificação do ensino médio, permitindo que candidatos que alcançarem a nota mínima obtenham o diploma por meio do exame.
O exame será aplicado em dois domingos consecutivos, nos dias 9 e 16 de novembro, exceto em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), onde as provas ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro. No primeiro dia, os candidatos terão 5h50 para responder linguagens, ciências humanas e redação; no segundo, 5 horas para ciências da natureza e matemática.
O formato do Enem permanece o mesmo, com 180 questões de múltipla escolha, divididas em cinco áreas do conhecimento: ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e redação.
Dê sua opinião: