A Procissão das Sanfonas foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Teresina. A medida consta na Lei Municipal nº 6.227/2025, publicada nesta quinta-feira (10) no Diário Oficial do Município. O evento acontece anualmente no dia 2 de agosto e agora tem seu valor simbólico e cultural garantido por legislação local.
A nova lei também destaca a valorização das pessoas que participam da organização e da realização da procissão, reforçando a importância do evento para a história e identidade da capital. A responsabilidade pela promoção e divulgação da celebração será do Poder Executivo, por meio de seus órgãos competentes.
O texto legal permite ainda a participação de entidades públicas e privadas, além de membros da sociedade civil, na estruturação da programação. Com isso, a organização poderá contar com diferentes apoios, conforme as necessidades de cada edição.
As despesas para aplicação da lei serão cobertas pelo orçamento municipal, podendo ser ampliadas, se necessário. A regulamentação será definida pelo Executivo, e o reconhecimento tem validade imediata com a publicação no Diário Oficial.
Dê sua opinião: