Em Teresina, a programação de Corpus Christi ocorrerá nos dias 18 e 19 de junho, com atividades como confecção de tapetes, celebrações religiosas e procissão. O tema deste ano é “O pão da vida e da esperança”, baseado em trecho do Evangelho de João.
As atividades começam na quarta-feira (18), com a produção de aproximadamente 1.580 metros de tapetes decorativos que ocuparão diversas ruas do Centro da capital. Os desenhos representarão os principais eixos do Plano de Pastoral da Arquidiocese, organizados em blocos temáticos.
De acordo com o coordenador geral da ação, padre Valdiano Araújo, os tapetes seguirão o modelo catecumenal da Iniciação à Vida Cristã. A proposta é apresentar os conteúdos do plano de forma visual e acessível.
A montagem dos tapetes exigirá bloqueios no trânsito a partir das 18h de quarta-feira. Durante a noite, haverá adoração na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores.
Os tapetes serão divididos da seguinte forma:
Bloco 1 (Rua Félix Pacheco): Pré-catecumenato, com temas como Querigma e Santíssima Trindade;
Bloco 2 (Rua Rui Barbosa): Purificação e iluminação, com foco na Quaresma e nos sacramentos da cura;
Bloco 3 (Ruas José dos Santos e Silva e Davi Caldas): Catequese, com representações do Credo, da Missa e dos meses temáticos;
Bloco 4 (Início da Avenida Antonino Freire): Continuação da etapa de iluminação, com passagens como a da Samaritana e a ressurreição de Lázaro;
Bloco 5 (final do percurso): Mistagogia, voltado à vivência comunitária da fé.
Na quinta-feira (19), às 9h, será celebrada uma missa dedicada aos voluntários. Às 16h, no adro da Catedral, ocorrerá a Santa Missa presidida pelo arcebispo Dom Juarez Marques. Em seguida, haverá procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas centrais, encerrando na Igreja São Benedito, com sermão e bênção.
Dê sua opinião: