A Universidade Federal do Piauí (UFPI) confirmou que sofreu um ataque cibernético que comprometeu parte da sua infraestrutura de tecnologia. Desde a última sexta-feira (11), alunos e servidores relatam dificuldades de acesso aos sistemas institucionais, como SIG, Sinapse e Gitsig.
Em nota divulgada no sábado (12), a UFPI explicou que, inicialmente, foi identificado um esgotamento de memória em servidores e que o sistema de backup também atingiu sua capacidade máxima. Para tentar reverter a situação, foram realizados reinícios forçados em algumas máquinas, o que permitiu a volta temporária dos serviços.

No entanto, os sistemas voltaram a apresentar instabilidade e, após novas verificações, foi confirmado o ataque hacker. De acordo com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), scripts maliciosos foram executados em servidores responsáveis pelos sistemas administrativos e acadêmicos da instituição.
Mesmo com medidas de segurança, como clonagem de máquinas e bloqueios de firewall, os sistemas seguem apresentando falhas até a manhã deste domingo (13). As equipes seguem trabalhando para restabelecer os serviços e evitar novos danos.
Dê sua opinião: