A vereadora Maria Mendes de Cerqueira Neta (PSD), conhecida como professora Mendes, faleceu na tarde desta quinta-feira (19), aos 43 anos, em Teresina. Ela estava internada em um hospital particular e não resistiu às complicações de uma cirurgia para retirada de uma bolsa de colostomia.
Há cerca de dois anos, a vereadora passou por um procedimento para retirada de pedras na vesícula e teve complicações que a deixaram com sequelas no sistema digestivo. Desde então, vinha enfrentando problemas de saúde. Nas últimas semanas, submeteu-se a cerca de 10 cirurgias e ficou com apenas 14 cm de intestino. Seu estado clínico se agravou após a última intervenção.
Atuação e legado
Natural de Teresina, Maria Mendes era filha do ex-vereador Clidenor Mendes de Cerqueira. Professora efetiva da rede municipal de Piracuruca, também ocupava a direção da Unidade Escolar Cristina Neves. Na política, foi eleita vereadora e vinha participando ativamente de debates na área da educação e do serviço público.
Com sua morte, o suplente Franklin Monteiro, atual secretário municipal de Agricultura, deve assumir a vaga na Câmara.
A Prefeitura de Piracuruca decretou luto oficial de três dias. Durante o período, a bandeira do município ficará a meio-mastro em sinal de respeito.
O corpo está sendo velado no auditório Lurdinha Brandão. Às 16h, haverá cortejo com passagem pela Câmara Municipal, e o sepultamento está previsto para o cemitério São Vicente de Paula.
Dê sua opinião: