A Polícia Civil de Cocal da Estação, com apoio da Polícia Militar Ambiental, resgatou 70 animais silvestres nesta quarta-feira (16) durante uma operação na zona rural do município, no Norte do Piauí. A ação, chamada de “Operação Canto Livre”, foi realizada após denúncias de que diversos bichos estavam sendo mantidos em condições inadequadas.
No local, situado no povoado Gado Bravo, os policiais encontraram dezenas de aves em gaiolas, um macaco-prego em uma jaula improvisada e um jabuti. Diante da situação, a equipe da 2ª Companhia do Comando de Policiamento Ambiental foi acionada para garantir o resgate com segurança e o manejo correto dos animais.

A equipe da CIPA confirmou que os bichos estavam em situação de maus-tratos, com alimentação inadequada, pouca água e espaços muito pequenos. Entre as 70 espécies encontradas estão tucanos, papagaios, calopsitas, periquitos, rolinhas e sanhaçus, além do jabuti e do macaco-prego.
A dona da residência não foi localizada no momento da operação. Os animais foram levados para a sede do IBAMA, em Parnaíba, onde receberam atendimento e serão encaminhados para locais adequados à reabilitação e preservação.
Dê sua opinião: