O Governo do Piauí lançou, nesta quinta-feira (17), a nova Carteira de Identidade Funcional para servidores públicos estaduais, com destaque para as forças de segurança. O documento, que terá versões física e digital, poderá ser validado por QR Code e terá validade nacional. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) e a Secretaria da Administração (SEAD).
Durante o lançamento realizado na sede da SSP-PI, em Teresina, o secretário de Segurança, Chico Lucas, afirmou que a medida representa um passo importante dentro da política de transformação digital adotada pelo Estado. “O Piauí tem como política pública a transformação digital. Para que isso aconteça, é necessário identificar a sua população, os seus cidadãos”, afirmou.

Neste primeiro momento, serão contemplados os servidores da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal. A proposta é expandir a nova identidade para todos os servidores estaduais e, futuramente, também para sindicatos, associações e categorias profissionais.
O documento será gerado a partir da identidade civil, com dados funcionais integrados. De acordo com o diretor do Instituto de Biometria Forense, Juarez Carvalho, a carteira atende à necessidade de identificação segura e rápida, principalmente em atividades operacionais. Cada órgão deverá solicitar a emissão diretamente ao Instituto.
Dê sua opinião: