Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (Prouni) referente ao segundo semestre de 2025. Os candidatos devem se inscrever até o dia 4 de julho, às 23h59, exclusivamente pelo portal Acesso Único, com login gov.br. Ao todo, serão ofertadas 211.000 bolsas de estudo, sendo 118.000 integrais e 93.000 parciais.
As bolsas são destinadas a estudantes que participaram do Enem de 2023 ou 2024 e que atingiram, no mínimo, 450 pontos de média nas provas e nota acima de zero na redação. Também é necessário ter estudado o ensino médio em escola pública ou como bolsista na rede privada, além de atender aos critérios de renda: até 1,5 salário mínimo por pessoa para bolsa integral, e até 3 salários mínimos para bolsa parcial.

No ato da inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de curso, informando instituição, turno e modalidade de concorrência. As notas de corte parciais serão divulgadas diariamente, e será considerada a última opção registrada. Os pré-selecionados ainda precisarão comprovar os dados fornecidos, como renda e histórico escolar, na instituição escolhida.
O cronograma prevê a divulgação do resultado da primeira chamada em 7 de julho, da segunda chamada em 28 de julho e da lista de espera no dia 22 de agosto. O Prouni também permite a combinação da bolsa parcial com o Fies, mas não pode ser usado junto ao Sisu. As vagas são distribuídas conforme critérios de renda, desempenho no Enem e políticas de inclusão.
Dê sua opinião: