Quarta, 16 de julho de 2025, 22:39
VITÓRIA

Após sequestro, adolescente compete e ganha medalha nos Jogos Escolares no Piauí

Jorge Gabriel foi raptado por criminosos nas proximidades de sua casa, no município de Monsenhor Gil.

O adolescente Jorge Gabriel Carvalho, de 14 anos, deu uma lição de coragem e superação neste fim de semana no Piauí. Um dia após ser resgatado de um cativeiro, onde passou cerca de 18 horas sequestrado, o jovem competiu nos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) e conquistou a medalha de bronze na prova de corrida com barreiras.

  

Jorge Gabriel.

   

O sequestro aconteceu na noite de quinta-feira (26), quando Jorge Gabriel foi raptado por criminosos nas proximidades de sua casa, no município de Monsenhor Gil, a cerca de 50 km de Teresina. Ele se preparava para competir na etapa polo dos JEPIs, marcada para o sábado (28), na cidade de Regeneração.

Após operação da Polícia Civil, o garoto foi resgatado em um cativeiro localizado na cidade de Nazária, na tarde de sexta-feira (27). Mesmo abalado, ele decidiu seguir viagem com os colegas da equipe de atletismo e, no dia seguinte, entrou em pista e garantiu o terceiro lugar na corrida com barreiras — classificando-se para a etapa estadual dos jogos.

Coragem e superação

A história de Jorge Gabriel emocionou professores, colegas e autoridades. O professor Jozimar Venção, técnico de atletismo, destacou a dedicação do aluno.

“Ele é muito esforçado, focado. Tinha acabado de ganhar um campeonato de jiu-jitsu em Teresina e já estava se preparando para essa nova competição”, relatou.

A secretária dos Esportes do Estado, Josiene Campelo, afirmou que a atitude do adolescente é inspiradora.

“Ver o Jorge competindo poucas horas depois de viver algo tão traumático nos ensina o verdadeiro significado da superação”, disse.

Sequestro e investigação

Durante o sequestro, a família do adolescente chegou a receber um pedido de resgate no valor de R\$ 250 mil. O pai da vítima, o empresário Almerindo Carvalho, disse que os criminosos agiram motivados por interesses financeiros.

“É uma cidade pequena. Viram o dinheiro fácil. Não desejo isso a ninguém”, afirmou.

A Polícia Civil prendeu cinco pessoas envolvidas no crime — dois homens e três mulheres. O mentor do sequestro, identificado como Ítalo da Silva Araújo, segue foragido. Ítalo tem antecedentes por homicídio e extorsão, e, segundo a SSP-PI, já era monitorado pelos serviços de inteligência.

Na noite de sexta-feira (29), dois outros suspeitos que estavam foragidos foram localizados. Durante a abordagem, segundo a SSP, houve confronto com os policiais. Ambos foram baleados e levados ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas não resistiram.

A polícia segue nas buscas para capturar Ítalo da Silva Araújo e concluir as investigações sobre o caso.

Leia Também

Dê sua opinião: