O governador Rafael Fonteles apresentou, nesta segunda-feira (30), o BO Fácil, serviço inédito no Brasil que permite o registro de boletins de ocorrência pelo WhatsApp. O lançamento ocorreu no Espaço Piauí Gov Tech, em Teresina. Além de registrar ocorrências, o cidadão pode fazer denúncias anônimas e acionar diretamente o 190. O serviço está disponível pelo número 0800 086 0190.
O sistema usa inteligência artificial para receber e organizar informações como data, local e descrição do fato. Após o envio, o cidadão recebe um protocolo em PDF com os dados da ocorrência. O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, explicou que o serviço amplia o acesso à polícia, especialmente em cidades sem delegacia da Polícia Civil.

O BO Fácil também pode ser usado para registrar casos sem urgência, como perda de documentos. Segundo o delegado Anchieta Nery, cerca de 40% dos registros feitos atualmente não têm relação com crimes. O serviço foi desenvolvido com apoio da Universidade Federal do Piauí e permite comunicação por texto ou áudio.
As mensagens são avaliadas por policiais para garantir a veracidade dos dados. Casos de denúncias falsas podem gerar responsabilização criminal. A plataforma mantém o sigilo dos denunciantes e permite envio de localização em tempo real nos atendimentos emergenciais.
Dê sua opinião: