O deputado estadual Gustavo Neiva (Progressistas) repercutiu nesta terça-feira (20) os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C), divulgados pelo IBGE, que mostram o Piauí como o estado com o maior aumento percentual no desemprego no primeiro trimestre de 2025.
O índice passou de 7,5% para 10,2%, o que representa cerca de 145 mil piauienses fora do mercado de trabalho. O estado ocupa agora a terceira maior taxa de desocupação do país, além de também figurar em terceiro lugar no ranking nacional da informalidade.
“É uma taxa alarmante. O Piauí tem uma das piores situações do país em desemprego e informalidade. O Governo do Estado precisa agir com uma agenda econômica voltada à geração de empregos formais”, disse Gustavo Neiva em discurso na Assembleia Legislativa.
A taxa de desocupação cresceu em 12 das 27 unidades da federação entre o fim de 2024 e o início de 2025. Depois do Piauí, os maiores aumentos foram registrados no Amazonas (de 8,3% para 10,1%), Pará (7,2% para 8,7%) e Ceará (6,5% para 8%). Pernambuco, com 11,6%, lidera o ranking nacional de desemprego.
Dê sua opinião: