O governador Rafael Fonteles (PT) anunciou, na manhã deste sábado (21), a nomeação da procuradora Cláudia Seabra como nova chefe da Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE-PI) para o biênio 2025-2027. A escolha foi oficializada após a formação da lista tríplice, em que Cláudia foi a mais votada, com 135 votos, em eleição interna do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI).
“Decidimos pela nomeação da procuradora Cláudia Pessoa Marques da Rocha Seabra como procuradora-geral de Justiça do Estado do Piauí. A Dra. Cláudia Seabra tem larga experiência no Ministério Público Estadual e temos convicção de que irá desenvolver uma excelente gestão à frente do MPE. Que Deus a ilumine na nova missão”, declarou o governador em publicação nas redes sociais.
Após o anúncio, Cláudia Seabra agradeceu a confiança e reafirmou o compromisso com a nova função: “Reafirmo meu compromisso de colaborar com o desenvolvimento do nosso Estado, no que couber ao Ministério Público, sempre com responsabilidade institucional e permanente disposição ao diálogo em prol do bem comum.”
Perfil
Natural de Teresina, Cláudia Seabra ingressou no MP-PI em 1996 como promotora de Justiça. É graduada em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), pós-graduada em Direito Processual Administrativo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí. Também possui especializações em Medicina Baseada em Evidências (Hospital Sírio-Libanês) e em Proteção de Dados Pessoais (Fundação Escola Superior do Ministério Público).
Ao longo da carreira, atuou em diversas comarcas do interior e em promotorias especializadas em Teresina, como nas áreas da infância, fazenda pública e saúde. Foi chefe de gabinete do Procurador-Geral de Justiça por dois mandatos e coordenadora do CAODS (Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania e da Saúde), órgão criado por sugestão dela em 2005.
Durante a pandemia de covid-19, liderou as ações do MPPI na área da saúde em todo o estado. Também foi a primeira encarregada pela adequação do Ministério Público à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Cláudia Seabra substituirá o atual procurador-geral, cuja gestão se encerra neste semestre. A posse deve ocorrer nos próximos dias.
Dê sua opinião: