Decano da Assembleia Legislativa do Piauí, o deputado estadual Wilson Brandão (Progressistas) afirmou nesta semana que não pretende disputar mais uma legislatura e que o partido já trabalha na renovação de seus quadros para enfrentar os desafios do próximo pleito. O parlamentar, que está em seu nono mandato, disse que “cumpriu sua missão” e reafirmou que esta será sua última passagem pelo Legislativo.
“Eu acredito que cumpri a minha missão aqui no parlamento, saindo vitorioso, com o sentimento de dever cumprido”, declarou Brandão. A decisão de não concorrer novamente já havia sido anunciada por ele em 2023.
Sobre a atual situação do Progressistas no estado, o deputado reconheceu que o partido passa por um momento de reestruturação, devido à debandada de parte de sua bancada para partidos da base aliada do governador Rafael Fonteles (PT).
“Toda eleição é uma história. O Progressistas teve um grande desempenho na eleição passada, elegemos sete deputados estaduais com boas votações. Agora, não teremos a participação de alguns deputados que estão mudando de sigla partidária, mas o partido está preparando outros candidatos que são lideranças fortes no Piauí”, explicou.
Nos últimos meses, a legenda perdeu oficialmente os deputados Thales Coelho, Bárbara do Firmino e Marden Menezes. Outros nomes ainda podem deixar o partido, como o deputado Aldo Gil, que anunciou que não será candidato em 2026, e a deputada Gracinha Mão Santa, que negocia filiação ao MDB. Caso todas as saídas se confirmem, o Progressistas perderia quase 250 mil votos conquistados na eleição de 2022.
Dê sua opinião: