Quarta, 16 de julho de 2025, 22:35
MISSÃO

Governador Rafael Fonteles pede autorização da Alepi para viajar pela 14ª vez

Desta vez, o chefe do Executivo pretende visitar Portugal, Espanha e Suíça no início de julho.

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) recebeu, nesta terça-feira (24), o pedido do governador Rafael Fonteles (PT) para realizar mais uma missão internacional oficial. Desta vez, o chefe do Executivo pretende visitar Portugal, Espanha e Suíça no início de julho. A solicitação será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, em seguida, submetida ao plenário da Casa.

  

Rafael Fonteles. Foto: Reprodução.
   

O embarque está previsto para a próxima quinta-feira (3), com retorno programado para nove dias depois. Esta é a terceira viagem internacional do governador em 2025 e a 14ª desde que assumiu o cargo, em janeiro de 2023.

Extensa agenda internacional

Rafael Fonteles tem mantido uma agenda internacional intensa ao longo do mandato. A primeira missão oficial ao exterior ocorreu entre março e abril de 2023, com passagens por Estônia e Portugal. Desde então, o governador visitou países como Espanha, Alemanha, Suécia, Inglaterra, Itália, Estados Unidos, China, Japão, Coreia do Sul, Bélgica, Croácia, Emirados Árabes, Índia, Singapura, Austrália e Holanda.

As viagens, segundo o governo, têm como foco a busca por investimentos e parcerias nas áreas de tecnologia, educação, transição energética e desenvolvimento sustentável. Durante a missão à China, em novembro de 2024, Fonteles inaugurou o terceiro escritório internacional do Piauí, na cidade de Xiamen.

A agenda mais recente foi realizada em maio deste ano, com destino à China, quando o governador integrou a comitiva do presidente Lula. Em seguida, ele visitou países do Oriente Médio Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos — representando o Consórcio Nordeste.

Com a nova viagem a Portugal, Espanha e Suíça, Rafael Fonteles chega à 14ª missão internacional em dois anos e meio de governo.

Leia Também

Dê sua opinião: