O secretário estadual de Administração, Samuel Nascimento, anunciou nesta quarta-feira (2) que o Governo do Piauí vai encaminhar ainda neste mês à Assembleia Legislativa o projeto de lei que trata da extinção da Agespisa. A medida faz parte do processo de encerramento das atividades da empresa, após a transferência dos serviços de água e esgoto para a concessionária Águas do Piauí, por meio de parceria público-privada.
Atualmente, a Agespisa acumula uma dívida de R$ 2 bilhões. O processo de transição está em andamento e deve ser concluído até o dia 27 de julho, quando a nova concessionária assumirá integralmente os serviços. A fase atual ainda não é considerada de liquidação, já que parte do patrimônio e dos equipamentos da empresa continua sob gestão da estatal.
Segundo o secretário, cerca de 600 dos 900 servidores aderiram ao Programa de Desligamento Incentivado. Já os funcionários que optaram por permanecer na empresa, aproximadamente 200, continuam na folha de pagamento e receberão os salários referentes ao mês de junho, que serão pagos em julho.
O governo informou ainda que será mantida a estrutura administrativa da empresa durante esse período de transição, com a nomeação de um presidente para conduzir os trabalhos até a conclusão do processo. A Agespisa está sendo desativada após décadas como responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no estado.
Dê sua opinião: