Quarta, 16 de julho de 2025, 22:34
VETO

Presidente veta exame toxicológico para motoristas de categorias A e B

Presidente sanciona projeto que prevê CNH gratuita para pessoas de baixa renda.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou parcialmente o Projeto de Lei nº 3965/2021, que propunha mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A medida vetada previa a obrigatoriedade do exame toxicológico para quem solicitasse a primeira habilitação nas categorias A e B.

Segundo o governo, a exigência poderia aumentar os custos para os candidatos e dificultar o acesso à carteira de motorista, o que poderia resultar no crescimento do número de condutores sem habilitação. O veto foi fundamentado em pareceres técnicos de vários ministérios e da Defensoria Pública da União.

  

Vetado obrigatoriedade de exame taxológico para expedição de CNH. Reprodução/ Internet

   

Outros quatro trechos do projeto também foram vetados, incluindo a exigência de plataformas homologadas para assinatura eletrônica de contratos e a autorização para que clínicas médicas acumulassem funções de postos de coleta toxicológica. Para o Executivo, essas propostas poderiam comprometer a qualidade dos serviços e restringir a liberdade dos usuários.

Apesar dos vetos, foi mantida a parte central da proposta, que autoriza o uso de recursos provenientes de multas de trânsito para financiar a obtenção da CNH por pessoas de baixa renda inscritas no CadÚnico. As alterações seguem para análise do Congresso Nacional, que poderá derrubar ou manter os vetos presidenciais.

Leia Também

Dê sua opinião: